quarta-feira, 26 de abril de 2023

Projeto do Executivo aprovado na Alepa transforma Companhia da PM em Batalhão Escolar


 Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, nesta terça-feira (25), a primeira sessão desta semana, a proposição do Executivo que eleva a Companhia Independente de Policiamento Escolar à Batalhão Escolar. De acordo com a proposição, ficam criados 372 cargos no âmbito da Polícia Militar do Pará (PMPA) para atuação na segurança escolar, fixando o efetivo total da corporação em 32,5 mil agentes.


O Projeto de Lei Complementar n° 10/2023 altera a Lei Complementar Estadual n° 053, de 7 de fevereiro de 2003, que dispõe sobre a organização básica e fixa o efetivo da Polícia Militar do Pará; altera a Lei Complementar Estadual n° 142, de 16 de dezembro de 2021, que institui o Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado do Pará; e cria e extingue cargos na estrutura da PMPA.
O líder do governo na Casa de Leis, deputado Iran Lima, afirma que a intenção do Executivo é fortalecer as ações de garantia da segurança pública nas escolas do Estado, tanto no âmbito público quanto privado. "A gente sai de uma Companhia e transforma em um Batalhão, que é um efetivo maior de policiais. Por exemplo, são 153 vagas de soldados, mas no total, entre oficiais e sargentos, cabos e praças, são em torno de trezentos cargos a serem criados", disse o parlamentar.

Iran Lima reafirmou, ainda, que a preocupação é ampliar a segurança já existente e torná-la ainda mais eficiente, já que irá contar com um efetivo muito maior. "Também foi autorizado o governo do estado convocar PMs da reserva para fortalecer esse contingente e a gente suportar toda a necessidade que há dentro da segurança pública escolar. Então fortalecemos a Polícia Militar com uma ação específica e direcionada para a segurança na comunidade escolar", concluiu.

Na justificativa do Projeto, o governador Helder Barbalho garante que a diretriz da gestão é a melhoria da segurança pública e que os impactos financeiro-orçamentário da questão já foram avaliados pelos setores administrativos, confirmando haver recursos orçamentários para suprir as respectivas despesas.

"Como Batalhão Escolar, aumentará significativamente o efetivo e possibilitará maior alcance da segurança nas escolas paraenses. Em paralelo à criação do Batalhão Escolar, propõe-se o aumento do efetivo de policiais militares da reserva remunerada que podem ser contratados para atuarem na segurança escolar e outras atividades que incrementarão a segurança pública no Estado do Pará", justificou.

Executivo aprova outros projetos
Também foi aprovado na sessão desta terça-feira o Projeto de Lei n° 144/2023, de autoria do Executivo, que altera a Lei Estadual nº 9.661, de 1º de julho de 2022. A legislação dispõe sobre a reestruturação organizacional da Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará; e cria cargos na estrutura da Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará.

O chefe do Executivo estadual justificou a matéria, afirmando a necessidade de reestruturação da Casa Militar da Governadoria do Estado, com o incremento no quantitativo de cargos de provimento em comissão e nas funções das unidades administrativas criadas, para adequação de suas estruturas administrativa e operacional, assim como ao aprimoramento da legislação de regência pertinente.


Outra matéria aprovada foi o PL n° 168/2023. A proposição altera a Lei Estadual nº 6.569, de 6 de agosto de 2003, que dispõe da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e dá outras providências. A intenção é possibilitar o pagamento da gratificação de escolaridade aos servidores de nível superior da EGPA, de modo a permitir que percebam a vantagem pecuniária prevista no art. 140, inciso 111, da Lei Estadual n° 5.810, de 24 de janeiro de 1994, relativamente aos servidores de nível superior do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS).

Por fim, também foi aprovado o Projeto de Emenda Constitucional n° 3/2023, que altera o caput e o § 2º do art. 132 da Constituição do Estado do Pará. A mudança determina que o governador e o vice-governador residam na região metropolitana de Belém e impedem que se ausentem por mais de 15 dias consecutivos sem prévia autorização da Assembleia Legislativa do Pará, sob pena de perda do cargo. O Governador do Estado, quando em razão de viagem oficial com duração de até 15 dias, dentro do território nacional ou para o exterior, poderá continuar no exercício do cargo com auxílio de ferramentas de tecnologia da informação.

"A proposta visa modernizar a Constituição Estadual quanto ao tratamento das viagens do Chefe do Poder Executivo e eventual transmissão do cargo ao seu substituto legal", justificou.




segunda-feira, 24 de abril de 2023

Globo News: Confira a Entrevista do Deputado Priante sobre reutilização de máquinas e equipamentos apreendidos em infrações ambientais

 Em entrevista à GloboNews o *deputado Priante*  defendeu a proposta de assinatura de termos de cooperação entre prefeituras e órgãos ambientais para reutilização de máquinas e equipamentos apreendidos em infrações ambientais a favor da sociedade. 


⏭️Confira um trecho da entrevista 📲



sexta-feira, 21 de abril de 2023

Governo dos Estados Unidos quer banir TIK TOK

 A Casa Branca essa semana ameaçou banir o aplicativo de origem chinesa, Tik Tok, dos Estados Unidos, sob a alegação de possível espionagem. Os 150 milhões de norte-americanos, usuários da Plataforma, não gostaram nem um pouco dessa notícia. Aliás, Servidores públicos norte-americanos e europeus foram instruídos a desinstalarem o Tik Tok dos aparelhos fornecidos por seus governos. O CEO da empresa nos EUA, Shou Zi Chew, foi intimado a depor no Congresso e passou por uma sabatina duríssima de mais de cinco horas.


segunda-feira, 17 de abril de 2023

Presidente da FAMEP participa do 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná

 


O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) Nélio Aguiar, acompanhado do Coordenador de Transferências Federais FAMEP Elo Municípios Fabiano Cardoso participaram do 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná, um evento promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento e da Paraná Projetos com apoio do Ministério da Gestão, e Inovação em Serviços Públicos, e Departamento de Transferências e Parcerias da União (DTPAR).

O encontro que aconteceu nesta quarta-feira, 12 de abril, teve como objetivo, integrar membros da Rede de Parcerias, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas a partir das parcerias da União operacionalizadas por meio do Transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br, com isso ampliar a comunicação e o acesso à capacitação, à transparência, à integridade e à inovação.

O presidente da FAMEP ressalta a importância de participar de encontros como esse e informa que está alinhando junto ao Governo Federal trazer em setembro para o estado do Pará o próximo Fórum Regional, “estamos no Paraná, participando do 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias , inclusive estamos fazendo os contatos necessários com o Governo Federal para levar esse evento em setembro para o estado do Pará, é um evento importante e estamos focados principalmente no Tranferi.gov e junto com o Coordenado Fabiano vamos levar todas as informações necessárias para fortalecer esse tema na área técnica da Federação.” Nélio finaliza esclarecendo que tudo está sendo trabalhado em função da melhoria nos atendimentos técnico as prefeitas e prefeitos do estado.

O evento reuniu representantes de todos os Municípios do Estado do Paraná, além das Secretarias Estaduais e diversas Organizações da Sociedade Civil, também estiveram presentes o Coordenador de Transferências Federais Elo Estado SEPLAD, Euricles Limite Teixeira, a Coordenadora Suplente de Transferências SEPLAD, Mônica Antônio José, a Diretora Nacional de Transferências Federais Ministério da Gestão e Inovação, Regina Lemos, a Coordenadora Geral Departamento de Transferências, Tâmara Castro, representando do Departamento de Transferências DTPAR, Esau Mendes, pres AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, o prefeito de Coronel Vivida, Edimar Santos e o presidente da Associação dos Municípios do sudoeste do Paraná (AMSOP), Anderson Barreto.

No encontro foram abordados temas relevantes como: o fortalecimento da gestão municipal, transparência e controle social, fomento à inovação e aprimoramento da governança nas transferências e parcerias da União.

A Rede de Parcerias:

A Rede de Parcerias tem por objetivo desenvolver, por meio da governança colaborativa, ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco (Decreto nº 11.271, de 5 de dezembro de 2022), e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Cadastro Integrado de Projetos de Investimento (Obrasgov.br), bem como, promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência, assim como promover a integração e o diálogo entre as diferentes esferas de governo e a sociedade civil, em busca de soluções inovadoras e eficientes para o desenvolvimento do estado e do país.

Conteúdo Programático:

– Conecta 399 – Lançamento do Programa Estadual de Apoio aos Municípios

– Transferegov e suas ferramentas de Gestão e Transparência

– O Modelo de Governança e Gestão Pública – Gestãopublicagov.br

– Rede de Parcerias

– Atuação da Unidade de Gerenciamento Estadual na Rede de Parcerias

– Atuação da Unidade de Gerenciamento Municipal (CONDESCOM) na Rede de Parcerias

– Atuação da Unidade de Gerenciamento Municipal (AMP) na Rede de Parcerias

– Atuação do Tribunal de Contas da União nas Transferências da União

– Ferramentas de apoio a gestão e utilização de recursos Fundo a Fundo (Fundo Nacional de Saúde)

– Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) – Valor Aluno Ano Resultado (VAAR)

– Emendas Parlamentares

– Atuação da Controladoria Geral da União sobre as Transferências Federais

– Atuação do Tribunal de Contas do Estado nas Transferências da União

– Nova Lei de Licitações

18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná:  https://www.youtube.com/watch?v=tslQzqAZTTQ

Fonte: Escola de Gestão do Parána

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Pará, União e China avançam em debates para Belém ter sua frota de ônibus 100% elétrica

 

Em agenda diplomática na China nesta quinta-feira (13), o governador Helder Barbalho conseguiu - junto ao Governo Federal - um importante avanço para viabilizar a substituição de 100% da frota de ônibus de Belém por modelos novos e elétricos. A medida tem como objetivo garantir mais segurança aos usuários do transporte público, além de reduzir as emissões de CO² na atmosfera.

O governador Helder Barbalho, o presidente Lula e a comitiva chinesa








O governador Helder Barbalho, o presidente Lula e a comitiva chinesaFoto: Divulgação“Belém hoje tem cerca de mil ônibus na Região Metropolitana. A ideia é que possamos iniciar essa modernização da frota pela experiência de Belém com o transporte elétrico coletivo. Isso vai resolver a questão da energia limpa, já que deixamos de ter ônibus por combustão, e  suprir o caos e deficiência do transporte coletivo em Belém”, avalia Helder Barbalho. 

O avanço conquistado pelo chefe do Poder Executivo Estadual paraense foi durante agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o CEO da BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, Wang Chuanfu. 

O governador explicou ainda que a viabilização financeira para substituição da frota está sendo articulada via o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Discutimos o tema com o BNDES, que se colocou à disposição para a equação financeira necessária para permitir que Belém possa receber ônibus elétricos a partir da lógica que será Sede da COP 30”, detalhou Helder Barbalho. 

O governador paraense informou ainda que a medida faz parte de uma nova ótica do Governo Federal que pretende criar estímulos para as montadoras de veículos elétricos se instalarem no Brasil e avançarem na produção.