O Círio é uma “grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré”, realizada há mais de 200 anos. A festividade é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Segundo os organizadores, “a história do Círio começa em 1700 com o achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo caboclo Plácido, às margens de um riacho localizado próximo de onde hoje se ergue a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré”.
Com o tempo, a devoção à Virgem aumentou até que, em 1793, foi organizada a primeira procissão em homenagem à padroeira dos paraenses. “Desde então, o Círio acontece anualmente, reunindo sempre um número maior de fiéis”.
Em anos pré-pandemia, o evento chegou a reunir mais de 2 milhões de pessoas, entre moradores da capital, de outros municípios paraenses, de outros Estados e estrangeiros.
Devido à covid-19, em 2020 os fiéis não puderam acompanhar presencialmente às procissões transmitidas virtualmente. Já em 2021, com o avanço da vacinação, o público começou a retornar gradualmente, mas ainda ficou muito aquém do habitual, reunindo pouco mais de 400 mil pessoas.
A Secretaria estadual de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) preveem que só a presença destes fiéis na cidade movimentará em torno de US$ 19,1 milhões (cerca de R$ 98,3 milhões). (Agência Brasil).
POLÊMICA
O Círio desse ano teve suas polêmicas pela presença do Presidente candidato a reeleição . Sem discursar, o presidente da República Bolsonaro participou, ontem, do Círio de Nazaré, em Belém e estava acompanhado das deputadas federais Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF) a bordo da corveta Garnier Sampaio, da Marinha, embarcação que leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Um Fator que causou muitos memes na Internet foi a postagem do story do instagran de Bolsonaro marcando o evento Círio com S o que aponta um erro ortográfico da grafia correta com C e também nas redes sociais viralizou um vídeo do Prefeito de Belém Edmilson ( PSOL ) Manifestando total indignação com a Presença do Candidato a reeleição usando a imagem do Círio para fins eleitoreiros. O governador do Pará Helder também se manifestou em suas redes sociais contra a usurpação de Bolsonaro em tentar fazer da romaria fluvial seu palanque político.
Mulher de Lula veio cumprir devoção à Virgem de Nazaré
(Imagem do portal do Jornal O Liberal)
A socióloga Rosângela Silva, a Janja, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), veio em Belém, no Pará, para participar da programação religiosa da 230ª edição do Círio de Nazaré, para cumprir uma promessa de agradecimento e devoção à Virgem de Nazaré mas evitou citar o nome de Jair Bolsonaro (PL), Janja registrou encontro com a Primeira -Dama Daniela Barbalho e com a cantora Fafá de Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário