O deputado estadual Francisco da Chagas Melo, o Chicão, do MDB, foi reeleito para mais um mandato à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Pará. A votação ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 1, durante a segunda Sessão Preparatória, realizada na manhã desta quarta-feira (1⁰), após a posse dos 41 deputados estaduais. O parlamentar recebeu 40 votos favoráveis e apenas um voto em branco.
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/205 está empossada, após eleição ocorrida durante a Segunda Sessão Preparatória. Luth Rebelo (PP) e Gustavo Seffer (PSD) foram eleitos 1⁰ e 2⁰ vice-presidentes. Cilene Couto (PSDB) é a 1ª secretária. Elias Santiago (PT), Adriano Coelho (PDT) e Aveilton Souza (PL) ocupam os cargos de 2⁰, 3⁰ e 4⁰ secretários.
O governador Helder Barbalho (MDB) esteve presente na solenidade, além da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, membros do Secretariado e autoridades. Nesta quinta-feira (02) será realizada a sessão especial com a leitura da mensagem do governador, às 9h.
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) trocou cerca de metade de seus 41 ocupantes com a abertura da nova legislatura e quando assumem os eleitos em 2 de outubro de 2021. Apuradas todas as urnas, ficou em 46,3% a renovação do quadro parlamentar para a próxima legislatura, que será de número 61, em função no novo Regimento Interno, aprovado no ano passado e que determina a mudança da metodologia de contagem das legislaturas.
Até o momento, apenas cinco não fazem parte da base de apoio do governador reeleito na mesma data, Helder Barbalho (MDB), e que compõem as bancadas do PL, PSC e PSOL. Ele abre os trabalhos da casa apresentando hoje, durante ato solene, a tradicional mensagem do Executivo ao Legislativo, lida pelo governador a cada início de ano. O cenário não é muito diferente do de 2018, quando o governador então eleito para o primeiro mandato também contava com mais de 30 aliados no Legislativo Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário