“O que era certo, agora é fato. Isso é uma conquista do povo brasileiro, é uma conquista do presidente Lula, que iniciou essa luta. É uma conquista nossa”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao comentar a decisão da sessão plenária da COP-28, em Dubai, no início da tarde desta segunda-feira, 11, ao eleger o Brasil para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), entre 10 e 21 de novembro de 2025.
A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), que divulgou nota à imprensa informando que o Brasil já está “formalmente” eleito como país-sede da COP-30.
Confirmação oficial
Logo após o anúncio oficial, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima e chefe da delegação brasileira na COP-28, Marina Silva, anunciou formalmente também, que a COP-30 será realizada em Belém.
Edmilson Rodrigues afirmou que “agora é arregaçar as mangas, trabalhar ainda mais para deixar um grande legado pra nossa cidade”. Segundo o prefeito, a confirmação da ONU “nos dá mais segurança pra dialogar com o Governo Federal e com o Governo do Estado. Agora, é concluir as licitações, iniciar as obras e manter o diálogo construtivo para que os recursos sejam liberados”.
Infraestrutura - Entre as obras preparatórias de Belém, o prefeito citou, entre outras obras, o Parque do Igarapé São Joaquim, um bosque linear de cinco quilômetros; a reforma total do Ver-o-Peso; a modernização da avenida Júlio Cesar, com a implantação de um sistema de ônibus rápido e moderno; a duplicação da avenida Bernardo Sayão, que vai receber R$ 192 milhões; e o mercado de São Brás, que será trans
formado num grande centto turístico gastronômico, de porte internacional.
O prefeito afirmou, ainda, que serão realizados programas de formação, com a oferta de cursos de línguas estrangeiras para as pessoas que trabalharão na COP-30, especialmente no setor turístico, mas também para feirantes, taxistas e outros trabalhadores que vão receber pessoas de 193 países.
“Realmente a cidade vai ficar mais bonita porque receberá investimentos para grandes obras, e o povo estará mais bem preparado para recepcionar, quem sabe 100 mil pessoas, povos do mundo inteiro, debatendo paralelamente, fazendo grandes manifestações para pressionar os governantes do mundo a assumirem compromissos com políticas capazes de frear a crise climática e a crise social a ela associada”, ressaltou o prefeito de Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário