A maior feira da América Latina a céu aberto e principal cartão postal de Belém, o Ver-o-Peso, completou nesta quarta-feira, 27, 397 anos de fundação com uma grande festa promovida pela Prefeitura de Belém durante toda a manhã.
“Eu amo o Ver-o-Peso, só compro peixe aqui e o da Semana Santa já está garantido. Parabéns, Ver-o-Peso, te desejo tudo de mais lindo”, declarou a aposentada Martinha da Conceição, de 69 anos, moradora do bairro da Terra Firme, que acordou cedo para participar da festa e garantir um pedaço do bolo de aniversário da feira, que este ano mediu 10 metros, com recheio de cupuaçu.
A família Rodrigues também fez questão de participar da festa de aniversário do Ver-o-Peso. “Nós somos apaixonados pelo Ver-o-Peso. É só felicidade em casa quando aviso aos meus filhos que vamos ao Veropa. Nesse aniversário, eu desejo muitas bênçãos ao nosso querido Ver-o-Peso”, disse a dona de casa, Francisca, matriarca da família Rodrigues, que ao lado dos filhos Martim Afonso e Inácio Luiz e do marido Rodrigo cantaram parabéns ao cartão postal mais emblemático de Belém.
Comemoração - A programação de aniversário iniciou com a realização de uma missa em ação de graças, seguida dos parabéns, passando por apresentações de grupos regionais e da banda da Guarda Municipal, encerrando com os Jogos do Ver-o-Peso, competição organizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) entre os feirantes do espaço.
“Há 397 anos o Ver-o-Peso é o coração de Belém. Aqui estão todos os nossos aromas, sabores, nossa alegria e aquele jeito belenense de sonhar, ver e viver. O Ver-o-Peso é nossa casa, nossa escola, nosso céu. Feliz aniversário”, parabenizou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pelas redes sociais.
Jogos do Ver-o-Peso
Este ano a competição chegou à 6ª edição, reunindo seis equipes, cada uma nomeada com o nome de frutas regionais para disputar cinco provas nas seguintes modalidades: quem come mais rápido o peixe com açaí;; quem descasca mais mandiocas; quem descasca mais castanhas-do-pará; quem descasca mais pupunhas e por fim, o prato de refeição mais saboroso.
“Essa programação é toda pensada para promover o lazer dos feirantes do Ver-o-Peso, pessoas que atuam aqui no dia a dia”, explicou o coordenador de Eventos e Lazer da Sejel, Eder Lorrand.
Uma das competidoras dos Jogos do Ver-o-Peso foi a boieira do local há mais de cinquenta anos, Osvaldina Ferreira, que participou na modalidade de refeição mais saborosa com uma moqueca de pirarucu. “Eu tenho muito orgulho de ser trabalhadora aqui do Ver-o-Peso, ele que me deu de tudo e ajudou a criar minhas filhas. O Ver-o-Peso é minha casa e hoje é dia de festa para celebrar ele”, declarou.
Serviços à população
Vários serviços públicos foram oferecidos pela Prefeitura de Belém à população. Vacinação, aferição de pressão arterial, emissão do cartão Passe Fácil, cadastramento no programa de regularização fundiária Terra da Gente, negociações de dívidas tributárias, entre outros.
A faxineira Paula Renata da Silva foi do bairro do Tenoné para a festa de aniversário do Ver-o-Peso e aproveitou para usufruir dos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura. “Aniversário é alegria e a gente só pode estar alegre estando com saúde. Por isso, é importante nos vacinarmos e fazer todos os testes de saúde”, pontuou Paula.
“O Ver-o-Peso tem uma grande importância econômica para a cidade, é o maior entreposto pesqueiro e de açaí da região. Mais de dez mil pessoas trabalham e sobrevivem do Ver-o-Peso”, informou o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.
Ele ressaltou, que neste aniversário do Ver-o-Peso, a população tem um motivo maior para comemorar porque a Prefeitura já iniciou a reforma do complexo pela Feira da Açaí. "Apesar do Ver-o-Peso ser um senhor de 397 anos, ele vai ficar novinho em folha depois dessa reforma”, assegura o secretário.
Reforma do Ver-o-Peso
Depois de 22 anos, o complexo do Ver-o-Peso ganha como presente a sua reforma geral, anunciada pela Prefeitura de Belém e já iniciada pela Feira do Açaí. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no dia 29 de fevereiro deste ano pelo prefeito Edmilson Rodrigues, com investimento previsto de R$ 63 milhões.
Esse é um dos investimentos prioritários da gestão municipal, em preparação à Conferência do Clima organizada pelas Nações Unidas (COP-30), que será sediada em Belém, em novembro de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário