domingo, 26 de janeiro de 2025

Itamaraty cobrará explicações dos EUA sobre brasileiros algemados em aeroporto




O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, informou neste domingo (26) que pedirá explicações formais ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento recebido por cidadãos brasileiros que foram algemados e detidos em um aeroporto norte-americano. O caso ganhou repercussão após relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostrarem brasileiros sendo conduzidos sob condições humilhantes, enquanto aguardavam decisões sobre sua entrada no país.


De acordo com as denúncias, os brasileiros foram retidos em uma área destinada à imigração após chegarem ao aeroporto de Miami. Alguns deles afirmaram que tiveram seus pertences confiscados, foram algemados sem justificativa clara e tratados de maneira desrespeitosa por agentes da imigração.


“O governo brasileiro considera inaceitável qualquer conduta que desrespeite a dignidade dos seus cidadãos. Vamos exigir explicações e, se necessário, ações corretivas por parte das autoridades americanas”, declarou o Itamaraty em nota oficial.


Os consulados brasileiros nos Estados Unidos foram acionados para prestar assistência aos cidadãos afetados. Um dos passageiros que sofreu a abordagem relatou que havia documentos e passagens regulares, mas, ainda assim, foi submetido a tratamento degradante. “Nunca pensei que passaria por algo assim, como se fosse um criminoso”, desabafou.


O caso levanta mais uma vez o debate sobre a abordagem de imigrantes nos Estados Unidos, especialmente no contexto do aumento no fluxo de viajantes latino-americanos. Organizações de defesa dos direitos humanos também têm se manifestado, condenando os métodos usados em aeroportos e pedindo maior transparência nos procedimentos migratórios.


Enquanto isso, o Itamaraty assegurou que manterá um diálogo com as autoridades norte-americanas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer. O governo brasileiro também orienta seus cidadãos que viajam ao exterior a manterem contato com os consulados em caso de problemas ou dificuldades.


O Informe Pará continuará acompanhando os desdobramentos desse caso, trazendo atualizações sobre as respostas do governo americano e as medidas que serão adotadas para proteger os direitos dos brasileiros no exterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário