terça-feira, 5 de setembro de 2023

Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues Participa do Dia da Amazônia ( 05/09)

 

   

DIA DA AMAZÔNIA EM BELÉM 
GESTÃO DO PREFEITO EDMILSON RODRIGUES 


No Dia da Amazônia, comemorado nesta terça-feira, 5, a Prefeitura de Belém reafirma seu compromisso com o bioma tropical preservando e cuidando das áreas verdes da cidade. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) realizou o plantio de 35 mudas de árvores, de diversas espécies, em três praças da cidade. 
Açaizeiro, ipê-rosa e palmeira imperial foram algumas das espécies de vegetais plantados na praça Brasil, no Umarizal, na praça Santuário, em Nazaré, e na praça Espaço Vitória, no bairro do Bengui. Além disso, a Semma realizou também poda preventiva de árvores já existentes e a execução de projeto paisagístico com vegetais de pequeno porte.
Revitalização e projeto paisagístico
“Nós queremos mostrar com essa programação a importância da construção coletiva, da preservação do meio ambiente. Para isso, nós estamos entregando três espaços como revitalização e projeto paisagístico”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Ferreira.  
 O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da programação alusiva ao Dia da Amazônia e na ocasião destacou que a gestão está empenhada em proteger as árvores da cidade e espaços verdes durante todo o ano. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente está realizando diversos estudos sobre os vegetais da cidade e ações preventivas para garantir a preservação dos mesmos. 


VEJA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PREFEITO EDMILSON RODRIGUES -  
VEJA O VÍDEO :  Prefeito  Edmilson Rodrigues ( DIA 05/09 DIA DA AMAZÔNIA) ¤¤¤¤¤☆:



Círio 2023

Na praça Santuário, a programação pelo Dia da Amazônia marcou ainda o início das intervenções no local, por parte da Prefeitura de Belém, para preparar o espaço para o Círio de Nazaré 2023, já que é nele que boa parte da programação nazarena ocorre durante o mês de outubro. 
“É com grande alegria que a gente vê essa praça ser reconstruída no seu paisagismo, por meio da Prefeitura de Belém, para entregar para a população esse espaço bonito para o Círio”, disse o coordenador do Círio 2023, Antônio Salame.
No local foi realizada poda preventiva das árvores e manutenção do paisagismo.  Também foi feito plantio de dois ipês-rosa, no local onde ficava a samaumeira centenária, que, em fevereiro deste ano, caiu após uma forte chuva. 
De acordo com o diretor de áreas verdes da Semma, Kayan Rossy, ipê-rosa foi a espécie de vegetal escolhida para ser plantada no local da antiga samaumeira por agredir menos o espaço e ser mais indicada para centros urbanos, diferente do que ocorre com a samaumeira.


☆ CONHEÇA O INVENTÁRIO DAS ÁRVORES DE BELÉM 

A Prefeitura De Belém Na Gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues Passa a elaborar a Execução do mapa digital das praças de Belém. cada uma das 3.422 árvores existentes nos bairros de Fátima e do Marco, os primeiros a integrarem o inventário das árvores de Belém, que está sendo produzido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). 
Em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Semma disponibiliza, com a participação da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), as informações que constam no mapa, a partir do endereço eletrônico: semma.belem.pa.gov.br, podendo ser acessado pela população por meio de computador, tablet ou celular.
O objetivo do inventário das árvores de Belém é, pela primeira vez, quantificar e qualificar todas as árvores existentes na cidade. O trabalho mais recente no setor foi elaborado em 2022, pela Diretoria de Áreas Verdes Públicas da Semma, que apontou os índices percentuais de áreas verdes no perímetro urbano da capital paraense.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, explica que o mapeamento individualizado de todas as árvores existentes na cidade tem caráter preventivo, uma vez que o levantamento servirá como base para as ações de manutenção e arborização desenvolvidas pela Semma em conjunto com outros órgãos governamentais, iniciativa privada e sociedade civil.
A próxima etapa do inventário terá a inclusão das árvores localizadas no bairro de Nazaré, que estão 80% mapeadas. A previsão é que o inventário das árvores de Belém seja concluído em 2024. ( Informações Agência Belém) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário