O deputado Carlos Bordalo (PT) subiu à tribuna nesta terça (30/04) para destacar em seu pronunciamento, no horário do Grande Expediente, a retomada pelo Brasil da produção de insulina, com a inauguração em Nova Lima (MG) da empresa Biomm, capaz de atender a demanda nacional do produto.
A inauguração da Biofarmacêutica na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte contou com a presença do presidente Lula. Foram investidos R$ 800 milhões na construção da nova estrutura. A fábrica terá capacidade para 20 milhões de unidades de refis de insulina glargina (de ação prolongada) por ano - e, depois, de canetas de insulina. Além do que, terá condições de fabricar 20 milhões de frascos de outros biomedicamentos, como a insulina humana recombinante. A expectativa é de que a unidade inaugurada gere 300 empregos diretos e 1,2 mil indiretos.
O Brasil, segundo dados do Atlas da Federação Internacional de Diabetes, divulgados pelo governo, é um dos países com maior incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pacientes adultos. “O que se faz aqui é garantia de vida para uma doença que nós temos que trabalhar com prevenção, mas sabemos que, em muitos casos, não fugiremos da medicação, da insulina e de outros medicamentos que o SUS já fornece na assistência farmacêutica e Farmácia Popular”, disse na oportunidade a ministra Nísia Trindade, presente na inauguração.
SAMU 192 - O deputado também parabenizou, através de um requerimento apresentado, os 20 anos da criação e implantação do SAMU.
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, e normatizada no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial nº º 5.055, de 27 de abril de 2004, e que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS.
Para o deputado, “hoje em dia qualquer brasileiro ou brasileira, em qualquer cidade, município desse país conta com o SAMU, que veio para ficar e modificou o padrão da urgência e emergência nesse país”, disse Bordalo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos três governos: Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.
Com unidades móveis bem equipadas e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.
A equipe operacional do SAMU 192 é composta por Médicos (as), Enfermeiros (as), Técnicos (as) em Enfermagem e Condutores (as) Socorristas. Internamente, o serviço conta com apoio administrativo composto por diversas pessoas – porteiros e auxiliares de serviços gerais, técnicos (as) administrativos (as), contadora, psicólogo, coordenadores e assessores e setores como farmácia e almoxarifado.
Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: A Unidade de Suporte Básico (USB), onde o resgate é feito por um (a) Condutor (a) Socorrista e um (a) Técnico em Enfermagem. É utilizada em casos de urgência, onde há necessidade de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente.
A Unidade de Suporte Avançado (USA), onde o resgate é feito por um(a) Condutor(a) Socorrista, um(a) Médico(a) e um(a) Enfermeiro(a). É acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário