quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Com ônibus elétricos e passagem única, BRT Metropolitano inicia operação na Grande Belém.


No próximo sábado (01/11) acontecerá a inauguração do BRT Metropolitano de Belém, que promete tornar o deslocamento entre os municípios da Grande Belém mais rápido e prático.

Quem fez o anúncio foi a vice-governadora Hana Ghassan, nas redes sociais, explicando o funcionamento do sistema. O BRT Metropolitano ligará os municípios de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides à capital, com apenas uma passagem no valor de R$ 4,60. Os passageiros também poderão seguir até Castanhal, pagando apenas uma passagem.

Ao todo, serão 265 ônibus equipados com ar-condicionado e internet sem fio, sendo 40 elétricos, como parte de uma forte aposta na redução da emissão de CO₂, alinhando-se diretamente com as pautas ambientais que serão debatidas na COP 30, em Belém.

Para embarcar, o passageiro precisará adquirir um cartão exclusivo, que estará disponível a partir desta sexta-feira (31) nos terminais e Estações Cidadania. A venda de passagens dentro dos veículos não será permitida.

O BRT Metropolitano terá tarifa única de R$ 4,60, que garante acessibilidade e integração entre as 36 linhas do sistema. O traçado será por via expressa e prevê uma redução significativa no tempo de deslocamento entre os municípios da região metropolitana de Belém, que já não terão os engarrafamentos comuns na Avenida Almirante Barroso ou na BR-316.

Além de uma frota moderna, o BRT Metropolitano contará com um Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na Rodovia Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, que reunirá profissionais da agência de regulação, trânsito, policiamento e operadoras para monitorar em tempo real partidas, chegadas, bilhetagem e movimentação dos veículos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário