sábado, 31 de janeiro de 2026

Belém recebe The Send 2026 e mobiliza milhares em dia de fé, louvor e missão

No último sábado (31), o Estádio do Mangueirão foi palco de um grande movimento de fé: o The Send. O evento internacional, realizado pela segunda vez no Brasil, foi realizado de forma inédita em Belém, cidade sede do movimento na região Norte. Com o objetivo de levar a mensagem de Jesus, o The Send tinha expectativa de reunir mais de 60 mil pessoas em uma programação de doze horas com momentos de louvor, oração e ensino bíblico com foco em missões. 

O The Send iniciou com um movimento anterior chamado “The Call”, que reunia jovens ao redor do mundo em estádios para clamar pela Glória de Deus. O ano de 2019 marcou a primeira realização do evento religioso, em Orlando, nos Estados Unidos, quando um terço do evento foi frequentado por brasileiros. Em 2020, o The Send chegou ao país, mobilizando mais de 160 mil pessoas em três estádios: Estádio do Morumbi (São Paulo), Allianz Parque (São Paulo) e Estádio Mané Garrincha (Brasília). 

Em 2026, o evento ocorreu de forma simultânea em todas as cinco regiões brasileiras, nas cidades de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Goiânia (GO). A programação iniciou por volta das 9h, com apresentação de diversos líderes religiosos, convidados nacionais e internacionais em uma iniciativa de evangelização na capital paraense
Diário do Pará

Últimas Notícias
Pará
BBB
Brasil
Você
Bola
Polícia
Concursos & Empregos
Tá na rede
TodaON
Tecnologia
AQUI É NOTÍCIA!
BELÉM DESVENDADA
Passeio gratuito convida moradores a revisitar a história de Belém a pé
BACABAL
Caso dos irmãos desaparecidos no MA: entenda as hipóteses
FIQUE ATENTO
Chuvas intensas: Pará está na lista de estados sob alerta laranja do Inmet
É MUITA GRANA
Supercopa Rei 2026: Flamengo e Corinthians disputam R$ 18 milhões
Kate e Kevin
Macaulay Culkin se despede de Catherine O’Hara: “Eu te amo”

Últimas Notícias
Notícias
Bola
Colunas
Círio de Nazaré
Concursos & Empregos
COP
Dr. Responde
Encartes
Entretenimento
Polícia
Pará
Projetos


NO MANGUEIRÃO

Belém recebe The Send 2026 e mobiliza milhares em dia de fé, louvor e missão
No último sábado (31), o Estádio do Mangueirão foi palco de um grande movimento de fé.


O The Send iniciou com um movimento anterior chamado “The Call”, que reunia jovens ao redor do mundo em estádios para clamar pela Glória de Deus. O ano de 2019 marcou a primeira realização do evento religioso, em Orlando, nos Estados Unidos, quando um terço do evento foi frequentado por brasileiros. Em 2020, o The Send chegou ao país, mobilizando mais de 160 mil pessoas em três estádios: Estádio do Morumbi (São Paulo), Allianz Parque (São Paulo) e Estádio Mané Garrincha (Brasília). 

Em 2026, o evento ocorreu de forma simultânea em todas as cinco regiões brasileiras, nas cidades de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Goiânia (GO). A programação iniciou por volta das 9h, com apresentação de diversos líderes religiosos, convidados nacionais e internacionais em uma iniciativa de evangelização na capital paraense. 

Com o objetivo de chamar para uma ação missionária global, o The Send tem o intuito de mobilizar milhares de pessoas, principalmente jovens, em torno da fé transformadora, através da promoção do engajamento bíblico e o envolvimento das nações, escolas, universidades. Para isso, o evento aborda quatro temas essenciais para a juventude atual, sendo eles: trabalho missionário, justiça social, caridade e busca pela presença de Deus. 


“Belém foi uma escolha de Deus, gerada em oração, em clamor, da gente perguntando para Deus o que a gente tinha que fazer, já que os ingressos esgotaram rapidamente em outros locais do país. Nós fomos procurar em outras cidades quais foram as nações que foram pioneiras em algo. A gente entende que Belém e o Pará estão no coração de Deus. Isso vai tocar todo o Brasil porque o movimento pentencostal partiu de Belém e tocou tantos missionários e a gente quer tocar as nações de novo a partir daqui”, disse o pastor Helvécio Coimbra, representante nacional do movimento The Send. 

MANGUEIRÃO

Belém foi a sede do evento no Norte do país. Na capital paraense, o evento ganhou um simbolismo especial, já que foi onde a igreja Assembleia de Deus nasceu no Brasil, fundada pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, no dia 18 de junho de 1911. Para o pastor do Templo Central da Assembleia de Deus, Phillipe Câmara, o The Send não é só um movimento, mas sim uma convocação à geração jovem ao redor do mundo para um encontro com a Palavra de Deus. 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

STF REJEITA AÇÃO CONTRA RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA DA CNH

Por falta de legitimidade da parte autora, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, sem análise de mérito, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7924, que questionava a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas que não tenham recebido multas de trânsito nos 12 meses anteriores à renovação.

A ação foi proposta pela Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) contra um trecho da Medida Provisória (MP) 1.327, de 9 de dezembro de 2025, que dispensa o condutor cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) da realização dos exames médicos e psicológicos para a renovação da CNH.

Requisitos
Dino avaliou que a entidade não tem abrangência nacional nem há homogeneidade nas categorias representadas por ela. Esses requisitos são necessários para que uma entidade de classe possa ajuizar ação de controle concentrado de leis no STF.

A qualificação como entidade de classe, explicou o ministro, pressupõe a representação de uma categoria homogênea. A Abrapsit, no entanto, reúne grupos heterogêneos, incluindo um conselho de fiscalização profissional, uma gestora de plano de saúde, uma clínica médica e associações civis de finalidades institucionais diversas e particulares.

No que diz respeito à abrangência nacional, o relator destacou que a simples dispersão geográfica de associados pelo território nacional não é suficiente para cumprir esse requisito. Segundo a jurisprudência do STF, é necessária a comprovação da atuação concreta e efetiva da entidade de classe em pelo menos nove estados. (com informações do STF)

O Impacto

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

INSS prorrogou prazo até 20 de março para contestação de descontos


O prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos em seus benefícios foi prorrogado até o dia 20 de março pelo INSS. A decisão visa garantir o amplo direito dos beneficiários que, desde a última segunda-feira (19), enfrentam instabilidades no Meu INSS.


O INSS vem mantendo contato diário com a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. A Dataprev comunicou ao Instituto que fará uma manutenção que deixará os sistemas indisponíveis entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro.


“Estava previsto para a gente terminar em 14 de fevereiro. Seria o último dia para que os nossos aposentados e pensionistas pudessem requerer. Tendo em vista que tivemos problemas de sistema na semana passada e teremos uma paralisação dos sistemas da Dataprev, para não prejudicar ninguém vamos prorrogar esse prazo até 20 de março”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller.


CONTESTAÇÃO – Com a prorrogação do prazo, os segurados terão mais tempo para identificar e contestar as cobranças irregulares. A contestação é o primeiro passo para que o beneficiário possa, posteriormente, aderir ao acordo de ressarcimento. Ela pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou nas agências dos Correios.


PODEM ADERIR AO ACORDO OS BENEFICIÁRIOS QUE:

Contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade responsável em até 15 dias úteis;
Receberam resposta considerada irregular, como apresentação de assinaturas falsas ou gravações de áudio em substituição a comprovantes válidos;
Sofreram descontos entre março de 2020 e março de 2025;
Possuem processo judicial em andamento, desde que ainda não tenham recebido os valores — nesse caso, é necessário desistir da ação para aderir ao acordo, que é de natureza administrativa.
COMO FAZER

Contestar o desconto indevido: Pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou nas agências dos Correios até 20 de março.
Aguardar a resposta da entidade: Prazo: até 15 dias úteis.
Sem resposta da entidade? O sistema libera automaticamente a opção de adesão ao acordo.
Recebeu resposta irregular? O INSS também está liberando a adesão para beneficiários que receberam respostas irregulares das entidades, como assinaturas falsificadas ou gravações de áudio.
Aderir ao acordo: Agora é só fazer a adesão ao acordo pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. A Central 135 não está habilitada para essa opção.
NO APLICATIVO MEU INSS:

Acesse com CPF e senha;
Vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”;
Role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.
Não caia em golpes! Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais:

Aplicativo Meu INSS
Site: gov.br/inss
Central 135
Agências dos Correios

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

PF prende passageiro no aeroporto de Belém

,
A Polícia Federal prendeu um passageiro com cerca de 3kg de cocaína no Aeroporto Internacional de Belém, no fim da noite de ontem (26).

O passageiro, um cidadão colombiano, com voo a Portugal, foi abordado na sala de embarque pela equipe policial. Ele havia despachado uma mala e uma mochila com fundos falsos e bolsas contendo cocaína em alto teor de pureza.

Após o teste preliminar que indicou se tratar de droga, ele foi levado à Superintendência da Polícia Federal no Pará, onde foi autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas.

Fotos da Ascom da PF.

Novo concurso da Câmara dos Deputados: inscrições, vagas e salário de até R$ 21 mil

Confira todos os detalhes sobre o novo concurso da Câmara dos Deputados.
terça-feira, 27/01/2026 Autor:
Lucas Quirino
- Fonte:
Câmara dos Deputados


Com salários entre os mais altos do serviço público federal e vagas disputadas em todo o país, o novo concurso da Câmara dos Deputados para Policial Legislativo Federal entra agora em um momento decisivo: o prazo de inscrições começa no dia 29 de janeiro e segue apenas até 20 de fevereiro, exigindo atenção redobrada dos interessados.

O edital foi publicado na última sexta-feira (23) e prevê 40 vagas imediatas e outras 40 para cadastro reserva para o cargo de Técnico Legislativo – especialidade Policial Legislativo Federal (PLF), função de nível superior vinculada à segurança institucional da Casa. A seleção foi autorizada pela Mesa Diretora da Câmara ainda em setembro de 2025 e oficializada no Diário Oficial da União.

A remuneração inicial chama atenção: R$ 21.328,08, valor que já inclui o adicional de periculosidade. Os aprovados atuarão exclusivamente no Departamento de Polícia Legislativa, em Brasília (DF).
As inscrições devem ser feitas dentro do período estabelecido no edital, com taxa de R$ 150, cujo pagamento poderá ser realizado até o dia 12 de março. As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 26 de abril, com aplicação em todas as capitais do país
Etapas do concurso
O concurso será realizado em duas etapas. A primeira inclui provas objetiva e discursiva, teste de aptidão física, sindicância de vida pregressa e investigação social, avaliação psicológica inicial e exames de saúde física e mental. A segunda etapa consiste no programa de formação profissional, que também prevê nova avaliação psicológica.

Cotas, requisitos e lotação
Entre as vagas imediatas, há reserva para pessoas com deficiência (2), candidatos pretos e pardos (10), indígenas (1) e quilombolas (1). Todos os aprovados serão lotados em Brasília.

Para concorrer, é exigido diploma de curso superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B ou superior.
Com o calendário avançando e o alto nível de concorrência esperado, a recomendação é não deixar a inscrição para os últimos dias. O cronograma completo, com todas as fases do concurso e datas de recursos e resultados, está disponível no edital oficial.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Mundo entrou em estado de 'falência hídrica', alertam pesquisadores da ONU


No Brasil na Região do Tapajós (Oeste do Pará) Rio Tapajós que também abriga maior aquífero do mundo sofre nassacre a 40 anos de despejo de esgoto e todo tipo de detritos sem tratamento e Mercúrio e agora início de projeto de super dragagem que pode trazer impactos irreversíveis quanto a biodiversidade saúde, alimentação e vida do rio. 
Há alguns dias indígenas do baixo Tapajós protestam nas dependências da CARGIL em Santarém PA, pedem as autoridades federais a revogação do projeto. Cidadãos Entidades sociais e Públicas tem demonstrado apoio ao ato! 
*Violação de Direitos humanos , incompetência, descaso* ? Em Santarém PA por exemplo algo assolador que soma a situação da escassez hídrica é que a décadas população urbana, ribeirinha e planalto sofrem com falta d'água em suas torneiras pela fornecedora do serviço do Estado (Cosanpa) e com escasses de água potável com tratamento, apenas 3% da população de mais de 300 mil Desconfianças quanto ao material de tubulação que seria boa parte ainda de amianto metal considerado transmissor de partículas cancerígenas e no Planalto com alto índice de envenenamento por Agrotóxico .
* https://news.un.org/pt/story/2026/01/1852126

==> * glo.bo/49GAVV2

Criada ZPE no Pará com estimativa de R$ 1 bilhão em investimentos

Foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (23) o decreto que oficializa a criação da Zona de Processamento de Exportação em Barcarena, no Pará. Aprovada em novembro de 2025 pelo Conselho Nacional das ZPEs, o empreendimento será instalado no Distrito Industrial, com área de 271 hectares e já conta com o projeto projeto-âncora aprovado. A Bravo Metals Ltda. vai instalar no local uma indústria de processamento de metais de platina, níquel e cobre. Esse projeto prevê R$ 1 bilhão em investimentos, com estimativa de criação de 2.500 empregos na implantação e 210 empregos na operação, diretos e indiretos.

O governo do Pará tem o prazo de 90 dias para estabelecer a empresa administradora da ZPE e a obrigação de iniciar as obras dentro de 24 meses. A administradora será responsável por implantar e administrar a área de livre comércio. Para entrar em funcionamento, a ZPE de Barcarena ainda precisará passar pelo alfandegamento da área pela Secretaria Especial da Receita Federal, do Ministério da Fazenda.

“A nova ZPE dará mais competitividade às exportações do estado, em áreas como mineração. Ela cumpre um papel estratégico ao atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento do país. É um espaço preparado para receber empresas, agregar valor à produção nacional e ampliar as exportações”, acentua o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

ZPE é área criada com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das exportações brasileiras, a difusão tecnológica e reduzir desequilíbrios regionais. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciado para promover maior competitividade de seus produtos no mercado internacional: suspensão do recolhimento de IPI, Pis, Cofins, Imposto de Importação e AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) na aquisição de máquinas, equipamentos e instalações e também para insumos e matérias primas, com a conversão em isenção ou alíquota zero no caso de posterior exportação do produto final.
( Publicação extraída do Portal Uruá-Tapera ) 


domingo, 25 de janeiro de 2026

PF combate garimpo ilegal no Sul do Pará


A Polícia Federal amanheceu nesta sexta-feira (23) em Floresta do Araguaia, no Pará, em operação de combate à extração ilegal de ouro.

Durante a ação, foram identificados cinco pessoas que exerciam atividade de lavra mineral sem autorização dos órgãos competentes e com risco de dano ambiental.

No local foram apreendidos uma escavadeira hidráulica e um motor utilizados na atividade ilícita. Um dos envolvidos foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da PF em Redenção.

A operação é resultado de investigação conduzida pela Polícia Federal, que segue em andamento a fim de identificar outros envolvidos e apurar responsabilidades.




quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

AGORA**Declaração conjunta dos Países Nórdicos* Quanto a Donald Trump!




"Reiteramos que assuntos concernentes à Dinamarca e à Groenlândia são para a Dinamarca e a Groenlândia decidirem sozinhas." 

Como países nórdicos, Estados árticos e aliados da OTAN, estamos coletivamente comprometidos em preservar a segurança, a estabilidade e a cooperação no Ártico. 
 A segurança no Ártico baseia-se no respeito aos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, incluindo a inviolabilidade das fronteiras.
Reino da Dinamarca, incluindo a Groenlândia, é um membro fundador da OTAN e historicamente trabalhou em estreita colaboração com os Estados Unidos na segurança ártica, inclusive por meio do Acordo de Defesa entre os EUA e a Dinamarca de 1951.

Declaração conjunta dos Ministros das Relações Exteriores da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.

Ministry for Foreign Affairs): https://www.government.se/statements/2026/01/joint-statement-by-the-nordic-foreign-ministers-on-greenland
government.se.

Site oficial do Governo da NmmmmMinistry of Foreign Affairs): https://www.regjeringen.no/en/whats-new/joint-statement-by-the-foreign-ministers-of-denmark-finland-iceland-norway-and-sweden-on-6-january-2026/id3145218

domingo, 11 de janeiro de 2026

Nota de Falecimento: Irmã Henriqueta


O Instituto de Direitos Humanos Dom José Luis Azcona lamenta informar o falecimento de sua presidente, Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, a Irmã Henriqueta, em um acidente de carro na rodovia BR-230, próximo à entrada de Galante (PB), quando se deslocava de Campina Grande (PB) a João Pessoa (PB). O condutor do veículo perdeu a direção em uma curva, o carro bateu em um barranco, capotou e ela ficou presa entre as ferragens. Os demais três passageiros sobreviveram. Eles retornavam do casamento de uma pessoa da família.

Irmã Henriqueta certamente está em paz e na luz eterna, junto ao amado bispo Dom Azcona. Ela abriu mão de ter uma vida pessoal para se doar aos que mais precisavam de ajuda. Empenhada verdadeiramente na busca pela justiça e paz, ela dedicou sua vida a ajudar os outros, principalmente os mais vulneráveis, e ao combate ao abuso e exploração infantojuvenil, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, violência contra a mulher e idosos, racismo e discriminação por qualquer meio.

Religiosa, professora, defensora incansável dos direitos humanos com reconhecimento nacional e internacional, Irmã Henriqueta viajava com frequência pelo interior do Pará, principalmente pelo arquipélago do Marajó, fazendo palestras e organizando rede de proteção.

Irmã Henriqueta e Dom Azcona permanecem sendo inspiração na luta por políticas públicas e o respeito intransigente aos direitos das nossas meninas e meninos que são afetados pela violência. Haveremos de seguir abraçando as mesmas causas e fortalecendo a luta.

Que Deus acolha a nossa amada Irmã Henriqueta e conforte seus familiares e a todos nós que a amávamos tanto.

Em breve será informado quanto ao velório e sepultamento.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Pará Mais Sustentável vai fortalecer produção e sociobioeconomia no Estado com R$ 81,2 milhões

Por Igor Nascimento (SEMAS)

Com o maior volume de recursos já liberado pelo Fundo Amazônia para desenvolvimento sustentável, regularização fundiária e fortalecimento da sociobioeconomia, o Projeto Pará Mais Sustentável foi o tema de uma reunião, nesta terça-feira (06), entre gestores da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas). O encontro contou com a participação de diretores, coordenadores e secretários adjuntos e foi conduzido pelo titular da pasta, secretário Raul Protázio Romão, que destacou o potencial do projeto para acelerar entregas concretas no território, com foco em regularização, produção sustentável e fortalecimento da sociobioeconomia.

“Esse projeto vai entregar uma coisa muito bacana: prosperidade. Ele vai entregar desenvolvimento econômico, mais produção de alimentos, mais produção rural, mais bioeconomia, fortalecimento de negócios comunitários, de negócios da bioeconomia, vai entregar regularização fundiária, vai entregar regularização ambiental, tudo isso em parceria com esses órgãos e, lógico, com uma equipe fantástica que vai liderar a execução disso. Serão 27 municípios beneficiados no Estado, mais de 50% do nosso território, e mais de 57 mil famílias beneficiadas”, destacou o secretário Raul Protázio Romão.

Com R$ 81,2 milhões, o projeto tem foco em desenvolvimento rural sustentável, produção de alimentos, regularização ambiental e fundiária, além do fortalecimento da sociobioeconomia, conectando política ambiental e produção rural, de forma integrada. Um dos destaques é o caráter inédito do financiamento: é a primeira vez que o Fundo Amazônia apoia ações executadas por secretarias ligadas à agricultura, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas ao campo.


A apresentação técnica foi feita por Arnaldo Braga, coordenador do Nucleo de Apoio e Gerenciamento de Projetos da Semas, que detalhou as entregas previstas e a estratégia operacional. Entre as metas estão a emissão de 8 mil títulos de terra e a validação de mais de 14 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR), medidas que, na prática, organizam o território e permitem que produtores e comunidades acessem assistência, crédito, políticas de incentivo e mercados.

“O Pará Mais Sustentável foi desenhado para organizar e acelerar processos que são decisivos no campo. Quando avançamos em título e CAR validado, criamos condições para ampliar políticas públicas e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis, com segurança ambiental e social”, explicou Arnaldo.

O projeto será executado em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), a Fundação Guamá e também com secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura. A proposta é integrar ações e ampliar capilaridade no território para garantir resultados em escala.

As ações beneficiarão agricultores familiares, comunidades quilombolas, associações produtivas e cooperativas ligadas às cadeias da sociobiodiversidade, fortalecendo atividades produtivas sustentáveis e ampliando oportunidades de renda alinhadas à floresta viva.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

FAMEP CONVOCA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA



A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) publicou edital de convocação para a realização da Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá no dia 06 de janeiro de 2026, às 9h, em formato híbrido (presencial e virtual). A convocação é direcionada às entidades microrregionais e unidades municipais filiadas que estejam adimplentes, conforme determina o Estatuto da entidade.

A Assembleia tem como principal objetivo a eleição da nova diretoria da FAMEP para o triênio 2026–2029, além da apreciação da prestação de contas do período anterior, aprovação do Regimento Interno e da Regulamentação de Compras, bem como outros assuntos de interesse do movimento municipalista.

O encontro será realizado na sede da FAMEP, em Belém, com acesso remoto por meio de link que será disponibilizado aos filiados via WhatsApp, garantindo ampla participação e transparência no processo decisório da Federação.

➡️ Confira o Edital de Convocação em nosso site.

🔗 Veja a matéria completa no site FAMEP: https://famep.org.br/famep-convoca-assembleia-geral-ordinaria-para-eleicao-da-nova-diretoria/

fameppahttps://famep.org.br/famep-convoca-assembleia-geral-ordinaria-para-eleicao-da-nova-diretoria/