No Brasil na Região do Tapajós (Oeste do Pará) Rio Tapajós que também abriga maior aquífero do mundo sofre nassacre a 40 anos de despejo de esgoto e todo tipo de detritos sem tratamento e Mercúrio e agora início de projeto de super dragagem que pode trazer impactos irreversíveis quanto a biodiversidade saúde, alimentação e vida do rio.
Há alguns dias indígenas do baixo Tapajós protestam nas dependências da CARGIL em Santarém PA, pedem as autoridades federais a revogação do projeto. Cidadãos Entidades sociais e Públicas tem demonstrado apoio ao ato!
*Violação de Direitos humanos , incompetência, descaso* ? Em Santarém PA por exemplo algo assolador que soma a situação da escassez hídrica é que a décadas população urbana, ribeirinha e planalto sofrem com falta d'água em suas torneiras pela fornecedora do serviço do Estado (Cosanpa) e com escasses de água potável com tratamento, apenas 3% da população de mais de 300 mil Desconfianças quanto ao material de tubulação que seria boa parte ainda de amianto metal considerado transmissor de partículas cancerígenas e no Planalto com alto índice de envenenamento por Agrotóxico .
* https://news.un.org/pt/story/2026/01/1852126
==> * glo.bo/49GAVV2
Nenhum comentário:
Postar um comentário